Centro da Encarnação - Creche e Pré-escolar

A primeira infância é o período em que se constitui a base de toda a formação da personalidade da criança. Nos primeiros anos, o bebé começa a conhecer o mundo que o rodeia, através das relações de confiança que vai estabelecendo em casa e na escola.

Na Creche do Centro da Encarnação, queremos proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e encorajar o crescimento e o desenvolvimento harmonioso, respeitando os seus tempos, ou seus ritmos e as suas preferências pessoais.

Para isso, oferecemos tempos de atividades bem estruturadas e organizadas: a descoberta do corpo e do movimento, a expressão oral criativa, a relação consigo e com os outros, a abertura ao imaginário, procurando dar sentido e espaço à sua livre expressão e ao seu afeto.

No Pré-escolar, o dia-a-dia está pensado para acompanhar as crianças nas três grandes perguntas que marcam este momentos do seu desenvolvimento:

Quem sou eu?

A descoberta de ser amado e querido é o primeiro factor de um desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Quem são as outras crianças?

A aventura da amizade começa a desvendar-se no Pré-escolar; a positividade da existência dos outros é o segundo pilar do crescimento dos 3 aos 5 anos e é privilegiado como factor essencial da formação da personalidade.

Quem são os adultos?

O crescimento na companhia dos adultos é potenciado por uma convivência alegre e segura, que permite às crianças a construção de relações de confiança que as acompanham nas aprendizagens de diferentes perspetivas.