Projecto educativo

Entendemos que educar significa introduzir à realidade total, na medida em que se pretende suscitar na criança um interesse por todos aspectos da realidade; por outro lado, a introdução à realidade total declina-se também na descoberta que todos os “fragmentos” de realidade estão ligados por um significado comum.

A família

A escola é a primeira ajuda sistemática à tarefa educativa das famílias. Pretende-se, para isso, estabelecer uma aliança escola-família, baseada na confiança e na partilha de responsabilidades.

O método: a experiência

Todas as aprendizagens são propostas às crianças como experiência conjunta entre o adulto e o aluno: propondo um caminho claro de descoberta, o adulto conduz através de um fazer testemunhal, suscitando perguntas e fazendo companhia na verificação das respostas.

A criança

Cada pessoa foi criada por Deus, tem um valor infinito e foi feita para conhecer e transformar a realidade. Neste sentido, cada criança é acolhida na escola como única e irrepetível, na consciência afectiva da sua dignidade.

O adulto

Todos os adultos na escola educam porque testemunham um olhar e uma atitude perante a realidade, propondo um caminho positivo de descoberta das várias dimensões do mundo que nos rodeia.