“Educar, em qualquer idade, é fazer crescer”

Em 1989, menos de um ano depois do desaparecimento da fundadora, foi instituída a Fundação Maria Ulrich. No preâmbulo do seu testamento está patente o desejo de uma última iniciativa por si liderada, com o apoio e empenho de vários amigos: tratava-se da criação de uma Fundação para fomentar e apoiar todas as iniciativas que, no âmbito da educação, da formação e da cultura, se empenhem na construção de uma humanidade nova.

A Fundadora

Maria Ulrich nasceu em Coimbra a 9 de março de 1908, filha de Rui Enes Ulrich e de Genoveva Lima Mayer, também conhecida por Veva de Lima. De seu pai herdou a profunda retidão de carácter, o sentido de rigor e a total fidelidade às suas convicções, de sua mãe o espírito de fantasia e de criatividade, o desprezo pela banalidade e pela mediocridade, o sentido de convívio e de festa.

Maria Ulrich faz os seus estudos em França e Inglaterra e aí passa quase metade da sua adolescência e juventude o que, conta ela em páginas soltas do seu diário, lhe deu um certo alargamento de conceções e perspetivas. De regresso a Portugal, já nos anos 30, faz amizades que vão durar toda a vida, dinamiza grupos e iniciativas com fortes interesses culturais, mas sente um vazio, o horror à “mediocridade que reina quando não se proporcionam motivações de grandeza onde, então, somos maiores que ninguém. Mediocridade para mim, foi sempre asfixiante e insuportável”.

Sente que a vida de “menina da sociedade” a vai destruir e decide ir trabalhar para França, mas é então que conhece Júlia Guedes que a introduz Juventude Independente Católica Feminina, da Ação Católica. É o momento da total transformação. O encontro com Cristo vai proporcionar-lhe a unidade na personalidade, o sentido da vida e o espantoso dinamismo na ação.

É nesse âmbito que Maria Ulrich assume uma perspetiva de transformação do mundo; participa em campanhas e inquéritos nacionais e chega à conclusão de que, nos anos 50, o problema fulcral da sociedade portuguesa é a Educação.

Com este ímpeto lança-se na grande aventura da criação da Escola de Educadoras de Infância. Os meios são poucos, as dificuldades são muitas, mas Maria Ulrich sabe exatamente o que quer e escreve: «O mundo de hoje depende da juventude, nesta rapidíssima evolução que está sofrendo e de que ainda não nos demos conta entre nós … Nesta evolução, o mundo depende dos novos. Os novos são o que foi a sua infância».

No mês de outubro de 1954, num pequeno andar da Rua João de Deus nasce a Escola de Educadoras de Infância.

Como sequência natural da Escola e como seu complemento, no ano 1957-58, já na Rua das Trinas, nasce “O Nosso Jardim”, onde as crianças, com as educadoras estagiárias e em íntima relação com as famílias, descobrem a alegria de crescer no espírito, no estilo e na pedagogia de Maria Ulrich.

O mundo e Portugal transformaram-se e os desafios a quem se quer comprometer com a ação educativa são cada vez maiores. O projeto de Maria Ulrich, porém, mantém a mesma atualidade, a mesma urgência. Em 1986 decide criar, em estreita colaboração com o então Presidente da Câmara de Lisboa, Nuno Abecasis, seu colega e amigo, a Associação Casa Veva de Lima, a quem doou grande parte dos seus bens, em homenagem à sua mãe.

Surge então o seu último desejo. Com a sua amiga Berta Peixoto lança as bases da Fundação Maria Ulrich, criada com o objetivo de desenvolver ações no âmbito da formação, da educação e cultura, numa perspetiva humanística e cristã. O sonho da Maria torna-se realidade e a Fundação Maria Ulrich nasce como ponto de encontro de todos aqueles que desejam reunir-se em cursos, palestras, reuniões, para manterem vivo o espírito da fundadora. Maria Ulrich morre em Lisboa a 25 de Novembro de 1988.

FUNDAÇÃO MARIA ULRICH

ÓRGÃOS SOCIAIS