E se um burro nos anunciar o Natal?

Esta semana estamos a preparar a Festa de Natal da Escola onde eu trabalho e como vamos contar a história do Presépio resolvi mostrar aos meus alunos o filme “Uma Estrela de Natal”.

Bo, o personagem principal, é um burro de um moleiro que ambiciona seguir a Caravana Real cheia de belos cavalos fortes e rápidos e estandartes muito elegantes e faustosos. Ao conseguir fugir do seu trabalho só deseja, em conjunto com o seu amigo pombo Dave, seguir o caminho que os leva à Caravana Real. Na fuga fica magoado e encontra Maria que o ajuda a ficar melhor.

A partir daqui toda a história de Bo muda e no seu íntimo cresce um novo desejo: ajudar Maria e o seu marido José a chegar a Belém. Pelo caminho tem que ajudar o casal a fugir de um perigoso homem acompanhado de dois cães ferozes que, a mando do Rei Herodes, procuram uma mulher grávida para matar o seu filho pois foi-lhe anunciado que será o novo rei. Vai encontrando amigos que o ajudam nesta tarefa.

Ao chegar a Belém tudo faz sentido para o personagem. A luz que ele via já há algum tempo e pela qual sentia uma atração era afinal o sinal do local onde o Menino Jesus iria nascer.

Com o nascimento do Menino Jesus tudo se tornou claro e todos vieram para adorar o Salvador. Até mesmo os dois cães ferozes mudaram e junto com os outros animais saudaram o Menino que nasceu.

Este filme vem trazer-nos à memória várias ideias que ano após ano vamos vivendo no Natal, mas cujo verdadeiro sentido por vezes esquecemos: o Menino Jesus veio ao mundo para trazer a Paz e a Alegria. Para as vivermos só temos que fazer como o Bo: seguir a estrela que nos guia até ao Presépio e acreditar nos desígnios de Deus para cada um de nós.

Um Santo Natal para todos!

João Coelho