Então Oriana sorriu e foi-se embora

Oriana entrou e olhou à sua roda. Suspirou ao ver tanta desordem. Depois foi buscar uma vassoura e um espanador e varreu e limpou a casa toda. Com a sua varinha de condão colou as coisas partidas. Lavou a loiça e arrumou-a nos armários. Escovou os fatos e pendurou-os. Coseu toda a roupa que estava dentro do cesto da roupa e arranjou os brinquedos partidos.

Quando acabou de fazer tudo isto, olhou à sua roda. A casa estava linda, cheia de ordem e de limpeza. Então Oriana sorriu e foi-se embora.

            in A Fada Oriana, Sophia de Mello Breyner Andresen

– Apanha isso do chão, por favor.

– Ó professora, mas não é meu! Nem fui eu que deixei cair!

– Eu sei. Mas está no chão e eu estou a pedir-te…

Este diálogo acontece-me com frequência… Cada vez que é preciso apanhar lixo do chão ou arrumar alguma coisa, os meus alunos delimitam a sua responsabilidade sem hesitar: se deixei cair, apanho; se sujei, limpo. Caso contrário, indignação, marchas de protesto e sobrolho franzido. Não é comigo! Contei-lhes a história da Oriana em casa dos moleiros…

A nossa fada suspirou ao ver tanta desordem. Depois foi buscar uma vassoura e um espanador e varreu e limpou a casa toda. Como ela é uma fada boa, se calhar é próprio da sua natureza fazer coisas boas e pronto. Mas… Oriana não é indiferente ao estado em que as coisas estão e, se suspira, provavelmente preferiria não ter que colar as coisas partidas, nem lavar a loiça, nem escovar os fatos, nem coser toda a roupa nem arranjar os brinquedos.

No fim, Oriana olhou à sua roda (…) sorriu e foi-se embora. No dia seguinte, Oriana repetiu os mesmos gestos: suspirou, limpou a casa toda, sorriu e foi-se embora. E no dia seguinte, e no outro. Todos os dias Oriana limpou a casa dos moleiros sabendo que a mulher do moleiro era muito desordenada e distraída, e nunca tinha tempo para nada. E sabendo que voltaria no dia seguinte e tudo estaria por arrumar e limpar!

De onde nasce esta posição de Oriana? Oriana não arrumava por “ser justo”, nem sequer por ser uma fada boazinha que ajudava as pessoas, coitadinhas…! Oriana limpava a casa dos moleiros porque tinha feito uma promessa à Rainha das Fadas: tomar conta da floresta e dos seus habitantes. Oriana não se rala com a justiça mas está alegre porque trabalha consciente da sua missão. E nós…?

Catarina Almeida