Tudo nos foi dado

Nos últimos segundos de 2018, com os meus amigos, sentados na varanda, à volta de uma mesa, virados para a magnífica vista da Serra de Sintra, a cantar, contentes e agradecidos, senti a necessidade de parar um segundo, pôr-me de fora a olhar para cada um deles, e para aquela vista, como quem sabe que está diante de alguma coisa muito grande, muito bonita, e que pouco merece.

Quando finalmente a contagem decrescente acabou, corremos todos para uma parte da quinta que tem ainda melhor vista. E enquanto olhávamos em silêncio para as luzes, um dos amigos entoa, e todos respondem, cantando, sem nada termos combinado antes:

“Non nobis, domine, sed nomini Tuo da gloriam.” [Não a nós Senhor, mas ao Vosso nome dai glória]

Afinal não fui a única. Todos os amigos que ali estavam, ao ver aquele cenário, se deram conta de que o que celebramos não é para glória nossa, mas tudo nos foi dado. Que bonita maneira de começar um ano.

 

Constança Duarte