“Julgo que educar em qualquer idade é fazer crescer (…)”

 


Apresentação 

Julgo que educar – em qualquer idade – é fazer crescer (…)

Havia uma frase que, na Escola, algumas alunas repetiam sempre para definir o objetivo da sua ação educativa: «Desenvolver todas as potencialidades da criança». Devo confessar quanto esta frase me crispava pelo que aparecia como uma frase feita e repetida de cor. Chamadas a concretizar, as alunas citavam o desenvolvimento mental, social… faltando-lhes sempre o essencial, o tal «invisível», que é o que importa: a construção interior assente naquela escala de Valores que se aprende a «apreciar» afetivamente na infância, que se vai consciencializando à medida que crescemos e em que baseamos todo o nosso comportamento, a nossa maneira de ser e de reagir. Viver é escolher. Escolhemos de acordo com os nossos Valores”

A formação contínua de adultos visa potenciar o desenvolvimento permanente dos educadores como seres humanos, nas dimensões profissionais e pessoal. Nesse sentido, a formação em variadas áreas procura responder às necessidades formativas que permitem “construir o invisível” a que se refere Maria Ulrich, através de cursos acreditados, ações de curta duração, workshops e outros eventos formativas.

 

 

Cursos

A Fundação Maria Ulrich é uma entidade acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo nº CCPFC/ENT-NI-0170/21.

Entre 2005, data da primeira acreditação, e até 2022, a FMU ministrou cerca de 30 cursos e formou mais de setecentos formandos nas áreas da Pedagogia, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, Educação e Desenvolvimento, Concepção e Organização de Projetos Educativos, Música, Psicomotricidade, Neuroeducação, entre outras.

A FMU oferece também percursos formativos de outras naturezas, ampliando o público alvo para todos os que partilham a missão educativa.

  • Explorar o mundo: experiência e ciência no 1º Ciclo

    Curso de Formação – Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121015/23 [25 H]
    [áreas curriculares da Educação Básica]

    Destinatários:
    • Professores de 1º CEB (titulares, especialistas, coordenadores, AECs…)

    Modalidade: Presencial, das 18h às 20h (a partir de 8 de abril de 2024, às segundas-feiras)

    Conteúdos:

    MÓDULO 1 – Experiência como método educativo

    • A aventura dos 6 aos 10 anos: experimentar juntos: o percurso do 1º Ciclo
    • Encontro, espanto, relação

    MÓDULO 2 – A realidade pode ser conhecida, é bom conhecê-la e só pode ser conhecida por nós.

    • Mudanças, ciclos e transformações
    • Pensamento científico: operações fundamentais
    • Linguagem científica: conceitos, instrumentos e atividades

    Mais informações aqui

     

    Inscrições
  • Educação para a sexualidade – Oficina de Formação (50h)

    Oficina de Formação – Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119990/23
    [áreas curriculares da Educação para a Sexualidade e da Cidadania e Desenvolvimento]

    Destinatários:
    • Professores do Ensino Básico e Secundário

    Modalidade: b-learning (total de 50h – 13h presenciais + 12h de ensino à distância + 12h de trabalho direto com os alunos/educandos + 13h de trabalho autónomo)

    O curso começa em janeiro de 2024

    Nota: Caso não possa em nenhuma das datas propostas e/ou gostava de pedir um curso para um grupo específico de professores, existe a possibilidade de, salvaguardando um mínimo de 20 inscritos por turma, solicitar a abertura de uma turma exclusiva para o seu grupo. Por favor, faça o pedido para o e-mail oficial do curso: curso.edu.sexual@gmail.com

    Formadora: Prof. Doutora Teresa Tomé Ribeiro (PhD em Bioética e MsC em Psiquiatria e Saúde Mental)

     

    Inscrições
  • Educação para a sexualidade – Curso para Professores (25h)

    Curso de Formação – áreas curriculares da Educação para a Sexualidade e da Cidadania e Desenvolvimento

    Destinatários:

    • Professores do Ensino Básico e Secundário

    Modalidade: e-learning

    O curso começa em janeiro de 2024

    Nota: Caso não possa em nenhuma das datas propostas e/ou gostava de pedir um curso para um grupo específico de professores, existe a possibilidade de, salvaguardando um mínimo de 20 inscritos por turma, solicitar a abertura de uma turma exclusiva para o seu grupo. Por favor, faça o pedido para o e-mail oficial do curso: curso.edu.sexual@gmail.com

    Formadora: Prof. Doutora Teresa Tomé Ribeiro (PhD em Bioética e MsC em Psiquiatria e Saúde Mental)

     

    Inscrições
Workshops 

A Fundação Maria Ulrich organiza momentos temáticos pontuais, numa abordagem reflexiva sobre a prática pedagógica e didática dos profissionais e das realidades educativas.

Decorrem ao longo do ano em formato presencial e online e podem ser realizados junto das instituições, segundo as necessidades específicas.



  • Educação para a sexualidade – Curso para pais e educadores (20h)

Cursos de Curta Duração 

Na sua qualidade de entidade formadora, a Fundação Maria Ulrich promove, reconhece e certifica, mediante requerimento fundamentado, nos termos do art. 5º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.